terça-feira, 30 de outubro de 2012

A arte da amizade...



Recentemente tenho pensado muito no significado da palavra amizade... quando era pequena, escutava muito dos meus pais: "amigos de verdade somente pai e mãe". De certa forma, esta é uma máxima verdadeira, pois eles estão ao nosso lado a todo o momento, aceitam nossos piores defeitos e de fato alegram-se com nossas conquistas não dando espaço para sentimentos negativos nesta relação.

Porém existem outras pessoas que tornam-se nossos amigos nesta caminhada que é a vida... recentemente li uma reportagem onde dizia que após os trinta anos fica mais difícil fazer amigos, isto em função da vida turbulenta que temos. Por um lado concordo com a mesma, mas por outro penso que não é bem assim... Lógico que com o tempo tornamo-nos mais seletivos, e não é com todas as pessoas que compartilhamos nossas histórias, mas posso dizer que tive a grata surpresa de encontrar boas amigas após os trinta, pessoas que gosto de estar perto mesmo não tendo a frequencia do contato.

A gestação também tem ajudado a avaliar alguns vínculos... sempre fui do tipo de amiga que esta ao lado para o que fosse necessário, mas com o passar do tempo e da experiência percebi que a reciproca nem sempre era verdadeira e com isto passei a reavaliar alguns contatos.  De fato amigo não é aquele que passa a mão na sua cabeça para tudo, mas também não é aquele que faz questão o tempo todo de lembrar quais são seus defeitos, amigo não é aquele que fala somente o que deseja ouvir, mas também não é aquele que não cuida do que fala e que por te conhecer tão bem pode te magoar ao dizer alguma coisa, amigo não é aquele que esta sempre ao teu lado, mas faz questão de estar nos momentos mais importantes da tua vida e quando se reencontram faz parecer que a última vez em que se falaram foi ontem, sem muitas reservas  tendo somente o carinho e a saudade como companheiras neste processo.

Como disse, estou reavaliando algumas relações em minha vida... até porque aos 34 anos, não quero mais ser obrigada a conviver com quem não simpatiza com meu jeito de ser, com quem julga minhas atitudes ou até baseiam-se em fatos que hoje não condizem mais com meu estilo de vida, afinal de contas evoluímos nesta vida e àqueles que não querem fazer parte dela, só posso lamentar afinal alguns são vínculos de anos, mas também não posso permitir que continuem a me magoar e àqueles que queiram fazer parte da minha vida, mesmo com os defeitos que tenho, serão muito bem vindos e amados... pois a amizade é isto zelar pelo outro, cuidar e bem querer.... se algum sentimento contrário a isto surgir acho que vale a pena pensar neste vínculo e avaliar se de fato ele tem feito bem para o seu coração....


Bjs no coração e até breve


Nenhum comentário:

Postar um comentário