quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Os sentimentos na gestação



Estar grávida não é uma tarefa fácil...  a partir do momento em que descobrimos a gestação, uma coisa é fato: nosso corpo não nos pertence mais. São tantas mudanças corporais e emocionais que ficamos irreconhecíveis.

Acho interessante pensar que a maioria das mulheres relata como um momento mágico e lindo... de fato é um momento muito especial, porém a oscilação dos sentimentos não é algo tão fácil de lidar. Lembro que a atriz Juliana Paes em sua gestação disse que era horrível estar grávida - ou algo parecido - e de fato não é algo tão simples. As inseguranças, angustias, medos e até mesmo frustações são coisas que vem nos visitar constante... talvez pela falta de exercícios ou qualquer outro estímulo.

O que acontece realmente é uma gangorra emocional e haja meditação e relaxamento para dar conta de tudo isso.

As pessoas que estão em volta são fundamentais neste processo, elas precisam entender que realmente é um momento em que a mulher encontra-se fragilizada e que este sentimento é muito mais forte do que ela e que portanto, julgar, questionar ou falar que a mesma esta insuportável de nada irá adiantar, só reforçará a idéia da gestante de algo de fato esta fora do lugar. Este comportamento muitas vezes só confirma a fantasia da gestante de que as coisas nuncas mais serão as mesmas, que ela nunca mais será a mesma. Mesmo isto sendo uma verdade, pois as coisas serão diferentes, neste momento este sentimento passa a ser ameaçador e angustiante....

Bom, o que posso dizer é que estou tentando lidar com tudo isto... as vezes não entro na armadilha destes sentimentos, mas em outros momentos não consigo e acabo cedendo , mas creio que tudo isto faz parte do processo e em breve será somente mais uma lembrança que me ajudará a ser uma pessoa melhor.

Até a próxima...

Um comentário:

  1. Juuuuu... sei exatamente o que vc está passando é é muito ruim mesmo as vezes.
    Mas como conversamos um dia... Deus é tão bom que implantou um chip em nós para Ele ligar na hora que nascem os bebês...
    Vc vai perceber isso já na maternidade, mas aos poucos vc vai entender a magia da gestação e de ser mãe!!
    Se cuida... tudo dará certo.
    Bjs

    ResponderExcluir